EN | PT
EN | PT

Escolhida dentre as 87 propostas de residência recebidas pelo Brasil Cena Aberta para a Cité des arts, S.A.L. Subverter a Lógica é o projeto de Cláudia Nwabasili, fundadora, diretora, coreógrafa e intérprete da Cia Pé no Mundo.

Natural de São Paulo, filha de pai nigeriano e mãe brasileira, em sua trajetória acompanhou as reflexões e trabalhos sociais desenvolvidos por seus pais. Fator determinante para escolha profissional da artista. Com uma formação muito diversificada Cláudia Nwabasili, trabalhou com artistas de diferentes pesquisas de linguagem em dança e performance como Ana Mazzei,  Antonio Nóbrega, Ismael Ivo, Ivaldo Bertazzo, Fernando Lee, Né Barros, Pablo Sansalvador,  Sidi Larbi Cherkaoui, Tati Sanchis, Tino Sehgal entre outros.

A CIA PÉ NO MUNDO, foi inaugurada em 2011 e tem como idealizadores, diretores e coreógrafos os bailarinos Cláudia Nwabasili e Roges Doglas. Artistas brasileiros que fundaram a Companhia na busca por representatividade negra no cenário da arte contemporânea. Sua linguagem de dança se baseia em pesquisas práticas e teóricas sobre o diálogo entre manifestações afro-brasileiras com a dança contemporânea.

Em 2021 a companhia integra a programação do Festival Unimúsica da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também em 2021 foi escalada para integrar o projeto Residências SP Modernistas, desenvolvido pela SP Escola de Teatro.

Nos últimos anos, a Cia Pé no Mundo foi contemplada duas vezes pelo Programa Municipal de Fomento a Dança para a Cidade de São Paulo, indicada ao prêmio APCA DANÇA 2020 e ganhadora do Prêmio Denilto Gomes 2020. A Companhia integra a atual temporada do programa “Dança Contemporânea” da TV SESC. Em 2019 foi convidada a realizar intervenções na exposição “Objetos Coreográficos” de William Forsythe, no Sesc Pompéia.  Com o espetáculo “Arquivo Negro – Passos largos em caminhos estreitos” realizou uma temporada internacional, passando por 04 cidades de Portugal.

perfilPB
Foto: Clarissa Lambert

Helô Passos

Receba nossa novidades!

* indicates required
/ ( mm / dd )