03.12

16h

Intoxicações Poéticas da Carne é o novo livro de Gal Oppido com textos de Christine Greiner. Reúne várias facetas do erotismo japonês como as gravuras shunga, desenhos e colagens inspirados pelo escritor e dramaturgo Yukio Mishima e cenas urbanas que transitam do século 17 à Tóquio contemporânea.

O encontro virtual entre os autores apresenta algumas dessas imagens e fragmentos de filmes/performances que compõem espectros e devaneios em torno de um Japão imaginado. 


Título Intoxicações Poéticas da Carne
92 páginas, 4 cores
Autores Gal Oppido e Christine Greiner 
Editora N-1 Edições e Gal Oppido
Valor R$ 100,00 – compre durante a feira Página Aberta e pague R$ 80,00 no site da N-1 Edições

Intoxicações Poéticas da Carne

Este livro documenta um encontro ficcional entre o artista Gal Oppido e o lendário artista japonês Yukio Mishima que, em 25 de novembro de 1970, há 50 anos atrás cometeu o suicídio ritual conhecido como seppuku para encerrar um projeto de terrorismo estético que esculpiu seu corpo, seus princípios e uma profusão de narrativas e imagens absolutamente singulares.
Tudo que parece ter importado para Mishima está aqui: os corpos olímpicos, os vestígios de cenas clássicas de cinema, músculos, máscaras, souvenirs made in Japan, estátuas gregas iluminadas por rasgos de sol, a evolução desde a África devorada, sacrifícios renascentistas, a fixação pelos samurais, a obsessão pelos pilotos kamikaze (deuses do vento. Uma arrebatadora experiência pop Hokusai-Oppidiana e, ainda, uma cartografia anárquica que parte do nascimento da modernidade até as tecnologias excêntricas de corpos, mídias, cidades e guerras.
Entretempos e intra-espacialidades, bricolagens de vida e morte são fabuladas, através do olhar agudo e sensível de Gal Oppido, fazendo emergir uma história antropofágica da arte e do corpo no Japão.

Gal Oppido

Gal Oppido é arquiteto formado pela Universidade de São Paulo, é artista visual , fotógrafo e músico do grupo Rumo. Exposições coletivas e individuais em várias instituições brasileiras assim como nos Estados Unidos, França, Portugal, Holanda, Alemanha, Argentina e Angola. Tem obras nos museus MAM, MASP, MIS e AFROBRASIL.

Christine Greiner

Christine Greiner é professora da PUC-SP, onde coordena o Centro de Estudos Orientais. Entre seus livros mais recentes destacam-se Leituras do Corpo no Japão e Fabulações do corpo japonês, ambos publicados pela editora N-1 Edições.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Receba nossa novidades!

* indicates required
/ ( mm / dd )