EN | PT
EN | PT

Encontro Teatro II

02.12

14h às 16h

Ou muito tão longe tão perto.

Os Encontros de Teatro vão muito além de análises. São diálogos escancarados, a partir da obra de cada companhia, que se estabelecerão ao vivo e online entre os artistas, curadores e programadores internacionais. Uma troca efetiva entre experiências, modos de produção, percepção e criação desta multiplicidade de realidades no qual estamos imersos. Lugar virtual, sem fronteiras e sem travas nas línguas.

Cia Livre

A Cia. Livre trabalha desde 1999 desenvolvendo uma práxis teatral cujo cerne reside na criação de processos de pesquisa e criação abertos ao público, gerando a participação ativa dos espectadores nos espetáculos, como em Toda Nudez Será Castigada, (2000/02), Um Bonde Chamado Desejo (2003), Arena Conta Danton (2004/06) e Rainha[S] (2008/16). Desde 2006 trabalha na fronteira com a antropologia, realizando estudos teóricos e pesquisas de campo junto a povos indígenas, resultando em processos colaborativos de criação a partir de cosmologias e narrativas ameríndias. O estudo público Mitos de Morte e Renascimento [Povos Ameríndios], dá origem a VEM VAI – O Caminho dos Mortos (2006/09), de Newton Moreno em processo colaborativo com a Cia. livre, a partir de narrativas dos povos Araweté, Juruna, Yudjá, Jívaro, Marubo, Kaxinawá, Tupinambá, Yekuana e Wayãpi. A Antropofagia vira tema e procedimento de trabalho, gerando uma linguagem épica brasileira a partir da releitura do conceito de Perspectivismo Ameríndio. Em 2009 o Estudo Público Teatro e Rito, dá origem à Raptada pelo Raio (2009/11), livre recriação de mitos do povo Marubo. O estudo Público Do mato ao Asfalto origina os espetáculos Cia.Livre Canta Kaná Kawã (2014) e Maria que virou Jonas (2015). Em 2017 inicia o projeto Revoltare, com 5 leituras encenadas de textos de Brecht, além da estreia de Revoltar, de Dione Carlos (2018). Em 2019, a partir de pesquisa de campo junto ao povo Guarani M’Bya, cria o espetáculo Os Um e Os Outros, tema desta conversa, sobre a luta de resistência dos povos indígenas contra as ameaças do atual governo à política indigenista e do meio ambiente.

Renata Carvalho

Atriz, diretora, dramaturga, transpológa brasileira e graduanda em Ciências Sociais. Desenvolve pesquisa sobre o corpo travesti/trans nas artes. No ano de 2007 Renata se torna Agente de Prevenção Voluntária pela Secretaria Municipal de Saúde de Santos em ISTs, HIV/AIDS, Tuberculose e Hepatites e passa a trabalhar com travestis e mulheres trans na prostituição. Por 11 anos nessa função começa a estudar sobre corpos transvestigêneres (trans e travestis) e se percebe como uma mulher trans.
No teatro passou a não conseguir mais papéis masculinos, devido a sua minha feminilidade fora dos palcos e em 2002 fundou a Cia. Ohm de Teatro, passou a dirigir e o seu processo de transição/percebimento inicia-se em 2007.
Em 2016, estreou no FILO (Festival Internacional de Londrina) o solo “O evangelho segundo Jesus, Rainha do céu” de Jo Clifford, espetáculo que interpreta Jesus de Nazaré. A obra já sofreu cinco censuras desde a sua estreia – duas judiciais (Jundiaí e Salvador) e três por motivos políticos-religiosos (Rio de Janeiro, Garanhuns e Recife) – em um país onde a censura é proibida desde a redemocratização em 1985. As censuras, as ameaças de morte e espancamentos, as violações, os ataques, não eram feitos para a pessoa Renata. Não era ela o alvo e sim o seu corpo travesti. É a travesti que interpreta Jesus, independente de quem seja ela. Em 2017 fundou o MONART (Movimento Nacional de Artistas Trans) e criou o “Manifesto Representatividade Trans”, espetáculo tema desta conversa, que visa que artistas trans interpretem personagens e que sejam incluídes corpos transvestigêneres nos espaços de criação de arte.

Emmanuelle Stevan

Comunicação e Internacionalização do Teatro Saint Gervais - Suíça

Emmanuelle Stevan é conselheira artística, especialista em produção cultural e comunicação. Desde o ano de 2010 é gerente de comunicação do Théâtre Saint Gervais, que funciona em um edifício de 9 andares no coração de Genebra, cidade onde talentos suíços e internacionais se mesclam. Um espaço dedicado à pesquisa, ensaios, instalações, performances e artes visuais. Artistas já consolidados e jovens talentos compõem a programação do teatro que conta com mais de 30 espetáculos ao longo do ano. A identidade artística do espaço é aberta para diferentes formas de teatro contemporâneo, sempre de viés ousado e inovador.

Federico Irazábal

Diretor Artístico FIBA - Argentina

Federico Irazábal é Bacharel em Artes pela Universidade de Buenos Aires, é professor, pesquisador e crítico de teatro em diversas mídias. Como crítico publica seus artigos no jornal La Nación, é editor da revista Funámbulos e publicou os livros: Una introducción al teatro político en el marco de las teoría débiles (debilitadas) e Por una crítica deseante y Teatro Anaurático.
Como professor trabalhou na Pepperdine University (Málibu, EUA) e na Universidade Nacional de Buenos Aires. Foi Diretor Executivo do Conselho Provincial de Teatro Independente e Representante do Ministério da Cultura da Nação no Conselho de Administração do Instituto Nacional de Teatro. Atualmente é Diretor Artístico do Festival Internacional de Buenos Aires (Fiba).

Gerardo Salinas

Diretor Artístico KVS e PROXIMAMENTE - Bélgica

Artista belga e curador de origem latino-americana. É um fundamentalista da arte, produto de novos contextos urbanos, caracterizados pela diversidade étnica, hibridação cultural e novas narrativas. Em seu trabalho investiga as possibilidades artísticas das cidades por meio de diferentes criações, redes e projetos. Alguns exemplos são a plataforma WIPCOOP, o Festival de Artes Mestiças e a exposição Mural. Criou o conceito de Dramaturgia Urbana que desenvolve a partir do Koninklijke Vlaamse Schouwburg (KVS) em Bruxelas, além disso, trabalha na direção artística do KVS e como dramaturgo de peças. Em 2019, juntamente com parceiros da Argentina, Chile, Brasil e Uruguai, lançou a plataforma PROXIMAMENTE para a divulgação internacional das artes performativas a partir de uma perspectiva latino-americana.

Mediação: Celso Curi

Produtor, administrador cultural, tradutor, jornalista e diretor da OFF Produções Culturais.

Produtor, administrador cultural, tradutor e jornalista. Desde 1968 atua na área cultural. Diretor da OFF Produções Culturais. Criador e Editor do “Guia OFF de Teatro SP e RJ” (desde 1996). Jornalista criador da “Coluna do Meio” – primeira coluna diária direcionada ao público gay (hoje chamado de LGBTTTIQ) da grande imprensa brasileira publicada na edição paulistana do Jornal Última Hora – 1976 a 1979. Criador do Espaço OFF – espaço destinado a apresentações teatrais e musicais – 1979 a 1993. Diretor da Oficina Cultural Oswald de Andrade – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2013 a 2015). Presidente La RED – Rede de Promotores Culturais da América Latina e Caribe (2011 a 2013). Secretário Geral do Sated SP (2008 a 2013). Presidente da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte SP (2018 e 2019). Curador do Festival de Teatro de Curitiba (2008 a 2015), do Festival Cena Brasil Internacional RJ/SP (2012 a 2014) e FIT – Festival Internacional de Teatro São José do Rio Preto (2015 e 2016). Consultor de Programação para os produtores internacionais do PAMS – Performing Arts Market in Seoul / Coreia do Sul (2014). Membro do Júri do 8o Festiwal Boska Komedia – Cracóvia / Polônia (2015). Consultor do programa Southern Exposure para a seleção de espetáculos latino-americanos para turnês nos EUA (2017). Curador do Festival Câmbio de Recife (2018).

Atividades somente para inscritos na Área Profissional
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Emmanuelle Stevan

Receba nossa novidades!

* indicates required
/ ( mm / dd )