Encontro de Dança II
20201203
10h às 12h
![](https://brasil-cenaaberta.org/wp-content/uploads/2020/10/perfil_calcaneos.jpg)
Coletivo Calcâneos
Coletivo Calcâneos surge com a construção de um olhar sobre a comunicação que a dança pode proporcionar, se difundindo por diversas linguagens artísticas e culturais, e unindo ao que no momento os integrantes do coletivo estavam experienciando, proporcionando uma discussão das artes cênicas contemporâneas. Assim, caminha-se com o desejo de refletir o ser humano, suas angústias, prazeres e questionamentos, o que se tornou a busca do Coletivo – a investigação contínua de um trabalho artístico-cultural que transmite, modifica e se renova a cada dia. Gerando transformações tanto internas, quanto externas, nos integrantes e nos receptores das ações. Mantendo sempre como alicerce para a realização da pesquisa de longo prazo, desde 2012, o possível entendimento do ser humano, se utilizando de diversas possibilidades como personalidades ligadas aos temas propostos, situações coletivas, abordagens políticas e, entre outros, ligando sempre os afetos à arte e cultura. Nessa óptica de pesquisa e, residente na Escola Estadual Maria de Lourdes Vieira, na periferia leste de São Paulo, o Coletivo desenvolve diversas parcerias objetivando expor as produções artísticas periféricas; buscando frutos e estímulos, de percepções e de vivências dentro e fora dos ambientes menos favorecidos, sendo sua interpretação singular em cada indivíduo, tornando-a passível de vários significados e leituras diversas diante da visão do espectador e do mundo. O espetáculo tema desta conversa é o “Filhxs —da—Pº##@! – T O D A.
![](https://brasil-cenaaberta.org/wp-content/uploads/2020/10/PERFIL1-5.jpg)
Focus Cia de Dança
Com 23 obras e 13 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Em 2019 ganhou o 1o Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia Keta do espetáculo STILL REICH, espetáculo tema deste encontro, e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda no mesmo ano recebeu a indicação de melhor coreografia para FOCUS DANÇA BACH pelo 2o Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailarina Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira. Com o espetáculo As canções que você cantou para mim, que já ultrapassou a marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção. Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos. Atualmente integram seu elenco os bailarinos Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marcio Jahú, Marina Teixeira, Monise Marques e Roberta Bussoni.
![](https://brasil-cenaaberta.org/wp-content/uploads/2020/10/PERFIL_JESSE.jpg)
Jessé Batista
B.boy é intérprete criador, dançarino e professor de dança, formado como pela Escola Técnica de Artes – Universidade Federal de Alagoas – UFAL, graduado em Licenciatura em Dança nesta mesma universidade. Natural da cidade de Maceió/União dos Palmares (AL), seu primeiro contato com a Arte/Dança foi com o movimento Hip Hop e nas danças de rua, especificamente a dança breaking, em 2003. Entre 2008 e 2012 participou de festivais competitivos como jurado e competidor com o grupo QuilomBrothers Crew, em diversas cidades do Brasil. Após 2013, participou de alguns projetos tais como: Nuvens Enraizadas com a Cia dos Pés (contemplado com o prêmio Funarte Artes na Rua, 2014); colaborou em pesquisas e processos coreográficos com LabMov – Laboratório de Movimento – grupo de extensão da Escola Técnica de Artes entre 2014/2016; em 2016 fez parte do projeto Gesto idealizado e realizado pelo Sesc Alagoas; é criador e integrante do Código 8 Coletivo de Movimento. Em 2013 inicia pesquisa solo em dança, criando seu primeiro trabalho intitulado como Encenações Urbanas e em seguida criando R.A.L.E (Realidade Apropriada Libera Evidência), espetáculo tema deste encontro, que foi premiado pelo FICA – Fomento de Incentivo a Cultura Alagoana – Prêmio Diogo Silvestre. Em 2019 circulou com o espetáculo R.A.L.E (Realidade Apropriada Libera Evidência) no Festival Palco Giratório do Sesc, também foi contemplado pelo prêmio Descentrarte da Funarte em 2019/2020 para criação do espetáculo Da ponte pra cá.
![](https://brasil-cenaaberta.org/wp-content/uploads/2020/10/PERFIL1-6.jpg)
Dieter Jaenicke
Diretor da Internationale Tanzmesse NRW - Alemanha
Foi fundador e diretor do Festival Tanztheater International em Hannover e fundador do Theaterbüro Hannover, de 1986 a 2000. Foi diretor artístico do Internationales Sommertheater Festival Hamburg, de 1996 a 2000 curador internacional do Carlton Dance Festival Rio de Janeiro e São Paulo. Na época o maior festival de dança da América do Sul. De 2000 a 2002, secretário-geral do Festival de Aarhus na Dinamarca.
De 2003 a 2008, Dieter Jaenicke foi Diretor Geral do Fórum Mundial da Cultura São Paulo e Rio de Janeiro Brasil. Em 2004, tornou-se consultor sênior do World Culture Open New York.
De 2009 a 2018, Dieter Jaenicke foi Diretor Artístico do HELLERAU – Centro Europeu de Artes de Dresden e fez do HELLERAU um dos principais centros de dança da Europa. De 2012 a 2016, foi curador do Festival Boticário de Dança do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Desde 2017, Dieter Jaenicke é diretor da Internationale Tanzmesse NRW Düsseldorf.
Dieter Jaenicke foi responsável por muitos projetos interculturais e de intercâmbio, entre outros com Brasil, China, Israel, vários países da África, mundo árabe e Magrebe, América Latina, Coréia, Portugal, Quebec.
Além de suas principais ocupações, Dieter Jaenicke foi convocado para inúmeras curadorias e trabalhos de consultoria, entre eles para a ONU e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e, mais recentemente, em 2019, para ser curador do Festival Dance in Vancouver. Ele mantém atividades em diversos países como Bolívia, Brasil, Dinamarca, Alemanha, Filipinas, Espanha, EUA, Venezuela.
![](https://brasil-cenaaberta.org/wp-content/uploads/2020/10/PERFIL1-7.jpg)
Faisal Kiwewa
Fundador da Fundação Cultural Bayimba (Baymba Cultural Foundation) - Uganda
Fundador da Fundação Cultural Bayimba (Baymba Cultural Foundation) e Diretor Artístico do Festival Internacional de Artes de Bayimba que acontece anualmente (12 edições), bem como do DOADOA – East Africa Performing Arts Market (Mercado das Artes Performáticas da África Orienta) (7 edições).
Curador do Amakula International Film Festival (12 edições) e co-curador do Kampala International Theatre Festival (5 edições).
Como Diretor fundador, junto com uma equipe habilidosa, ele trabalhou duro para transformar a cena artística em Uganda de um estado bastante estático para seu nível atual de vibração.
Durante os últimos anos, sob sua orientação, Bayimba treinou, apoiou e criou várias plataformas para celebrar as artes em Uganda. Como tal, Bayimba tornou-se um grande nome entre artistas e profissionais, não apenas em Uganda, mas também na região da África Oriental e em outros cantos do mundo.
![](https://brasil-cenaaberta.org/wp-content/uploads/2020/10/Gintare_600.jpg)
Gintarė Masteikaitė
Diretora do Lithuanian Dance Information Center, New Baltic Dance Festival, Culture Platform e Festival ConTempo - Lituânia
Gintarė Masteikaitė atua no campo da gestão cultural há 12 anos. Suas principais atividades são: desenvolvimento contemporâneo de dança e circo, iniciação e gerenciamento de projetos, atividades internacionais relacionadas à apresentação de produtos lituanos no exterior e apresentação de produção internacional na Lituânia, gerenciamento de produções de dança contemporânea e desenvolvimento profissional de jovens artistas de palco.
Desde 2017, é diretora das seguintes instituições públicas Lithuanian Dance Information Center (Centro de Informações sobre Dança da Lituânia) e o Festival “New Baltic Dance”, “Culture Platform” e o Festival “ConTempo” (desde 2019).