EN | PT
EN | PT

Precursor milenar do aço inox é encontrado

20201110

Acredita-se que o aço cromado, também conhecido como inox, seja uma inovação recente nos processos de fabricação da humanidade, mas novas evidências sugerem que os antigos persas descobriram uma versão precursora dessa liga há cerca de 1.000 anos, o que é uma surpresa para os arqueólogos.

Os antigos persas estavam forjando ligas feitas de aço cromado já no século 11 d.C., de acordo com uma nova pesquisa publicada na semana passada no Journal of Archaeological Science. Esse aço provavelmente era usado para produzir espadas, adagas, armaduras e outros itens, mas esses metais também continham fósforo, o que os tornava frágeis.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

“Este aço cadinho em particular feito em Chahak contém cerca de 1% a 2% de cromo e 2% de fósforo”, disse Rahil Alipour, principal autora do novo estudo e arqueólogo da University College London, por e-mail.

Arqueólogos e historiadores estavam, até este ponto, bastante certos de que o aço cromado (não confundir com cromo, que é outra coisa) tinha sido uma invenção recente. E, de fato, o aço inoxidável como o conhecemos hoje foi desenvolvido no século 20 e contém muito mais cromo do que o produzido pelos antigos persas. Alipour disse que o antigo aço cromado persa “não seria inoxidável”.

Dito isso, o novo artigo “fornece as evidências mais antigas para a adição consistente e intencional de um mineral de cromo, mais provavelmente cromita, à carga de aço cadinho — resultando na produção intencional de um aço com baixo teor de cromo”, escreveram os pesquisadores em seu estude.

Atividades somente para inscritos na Área Profissional
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Receba nossa novidades!

* indicates required
/ ( mm / dd )