EN | PT
EN | PT

Ato 2019 – Residências Artísticas – Detalhes


1. Informações sobre a residência


O artista residente irá trabalhar e morar em um ateliê-estúdio na Cité Internationale des Arts, localizada no bairro de Marais, de 4 de maio a 27 de julho de 2020.

Os ateliês-estúdios são mobiliados e têm tamanhos que variam de 20 a 55 m2, contando com espaço de trabalho, quarto, banheiro e cozinha.

É possível que o artista residente venha acompanhado de mais um adulto e/ou uma criança de até 7 anos de idade. As despesas de passagem e seguro do(s) acompanhantes(s) não são cobertas pelo programa.

Animais não são permitidos.

Alguns apoios ao trabalho podem ser oferecidos dependendo da disciplina do residente e sob condições específicas.

O artista residente deverá respeitar o regulamento geral da Cité Internationale des Arts.


2. Condições financeiras


a) O artista selecionado receberá uma bolsa mensal de 1.300 euros e deverá pagar uma taxa em torno de 500 euros por mês para cobrir as despesas do ateliê-estúdio. Essa taxa inclui, em particular e sem limitação, as despesas relacionadas à manutenção de rotina, manutenção de instalações e serviços como Internet, telefone, etc. O restante do valor serve a cobrir suas despesas pessoais, incluindo seguro de saúde, repatriamento e responsabilidade civil obrigatórios.


b) O artista selecionado receberá uma passagem de ida e volta para Paris, em tarifa econômica.


3. Informações sobre visto e condições de estadia na França


Para os brasileiros não é necessário visto específico para permanência de até três meses na Europa. Para demais nacionalidades favor consultar a legislação específica. As despesas com visto não são cobertas pelo programa.


4. Informações sobre a vida do artista no Cité Internationale des Arts


O artista selecionado irá viver e trabalhar em uma comunidade com mais de 300 artistas localizada no centro de Paris.

Antes da chegada:

O artista selecionado é incentivado a ter aulas francês antes de viajar para Paris e também durante sua residência na Cité Internationale des Arts, para facilitar sua integração.

O artista residente deverá entrar em contato com a equipe do Brasil Cena Aberta e da Cité Internationale des Arts, a fim de apresentar maiores detalhes do seu projeto artístico e, assim, poder se beneficiar do acompanhamento personalizado da equipe da Cité Internationale des Arts.

Ao chegar em Paris, deverá agendar uma reunião para conhecer a equipe da Cité Internationale des Arts.

Envolvimento do artista com a comunidade de artistas residentes no local:

O artista residente irá participar da vida da comunidade de artistas hospedados na Cité
Internationale des Arts
e seu dinamismo cultural. Ele terá a possibilidade de se inscrever em um dos os programas propostos pelo Serviço Cultural da Cité Internationale des Arts:

• os semanários “Cité Concerts” permitem que artistas apresentem um repertório para um público misto (residentes e pessoas de fora da Cité).

• as noites “Present & Project” oferecem aos artistas a oportunidade de apresentar, duração de uma noite, um projeto já concluído ou em andamento.

• exposições no corredor, dedicadas às artes visuais, principalmente pintura, desenho ou fotografia.

• os “estúdios abertos” permitem que os artistas abram a qualquer momento seu ateliê-estúdio para apresentar um projeto concluído ou em andamento.

A programação artística é coordenada e implementada pela equipe da Cité Internationale des Arts, que seleciona os projetos apresentados nos programas organizados tanto em suas instalações quanto fora. Para participar, o artista residente deverá comparecer e apresentar seu projeto à equipe de programação.

Comunicação:

A promoção de projetos organizados dentro de um dos programas propostos pelo Serviço de Programação Cultural é realizada pelo Serviço de Comunicação da Cité Internationale des Arts e a divulgação do projeto de forma geral, pela Brasil Cena Aberta. Ao ser selecionado, o artista receberá as instruções para inclusão dos parceiros em suas peças de divulgação.


5. Condições de aplicação


Esta chamada aberta é destinada a artistas cênicos (mais especificamente das disciplinas de teatro, dança ou performance) brasileiros ou residentes no Brasil que vivam no país por ao menos três anos consecutivos.
As candidaturas e a bolsa de ajuda de custos são individuais. Podem todavia ser considerados projetos de duplas, desde que as duas pessoas possam viver e trabalhar na mesma habitação e que as despesas de viagem e manutenção da segunda pessoa sejam cobertas pelo artista.
Critérios para candidatura
A chamada aberta é destinada a artistas cênicos que desenvolvam trabalhos no campo expandido do teatro, dança e performance. Encorajamos o envio de propostas de trabalhos híbridos e em consonância com modos contemporâneos de criação e produção; trabalhos que envolvam pesquisas transversais e que toquem nas fronteiras fluidas entre diferentes disciplinas; que sejam flexíveis no seu modo de apresentação.
Os projetos deverão estar em processo de criação, seja na sua concepção inicial ou em progresso desde que não tenham sido apresentados seu formato final.
Os candidatos devem necessariamente atender aos seguintes critérios:
• Esta chamada aberta destina-se a artistas profissionais com pelo menos 5 anos de experiência comprovada.
• Não há limite de idade para a participação no programa desta residência.
• O artista deverá participar das atividades do Brasil Cena Aberta 2020, no período de 27 de outubro a 01 de novembro, em São Paulo. Na ocasião o artista deverá apresentar seu trabalho ou uma etapa do trabalho em formato a ser acordado com a organização. Antes disso o trabalho final ou parcial não pode ser apresentado no Brasil.
• Participar de ao menos um evento da Programação Cultural da Cité des Arts durante o período de sua residência.


6. Processo de seleção


O artista residente será selecionado pela equipe do Brasil Cena Aberta, da Cité Internationale des Arts e da Ville de Paris.
Para a seleção o júri levará em consideração:
• A carreira profissional do candidato;
• O conteúdo e a qualidade do projeto artístico;
• A conexão do projeto com Paris / a necessidade de residência na França;
O cronograma de trabalho previsto e os contatos já estabelecidos.
Resultado da seleção
O candidato selecionado receberá email com o resultado no dia 15 de março de 2020 e o resultado será também divulgado no site do Brasil Cena Aberta.


7. Processo de inscrição


Os artistas candidatos que cumprirem os requisitos solicitados na chamada aberta deverão preencher um formulário online que contém as seguintes informações citadas abaixo.
Conteúdo do formulário de inscrição
Apresentação
Nome
Sobrenome
Data de nascimento
Gênero
Nacionalidade
Telefone
Website
Email
Endereço residencial atual
Rua
Bairro
CEP
Cidade
Estado
Você fala francês?
Você viverá no ateliê-estúdio sozinho ou acompanhado?
Você já participou como artista residente na Cité Internationale des Arts?
Você participou do Brasil Cena Aberta 2019?
Projeto
Principal disciplina artística
Título do projeto
Descrição do projeto (máximo 15 linhas)
Conexão com Paris
Você já possui contatos profissionais em Paris?
Você identificou algumas conexões profissionais que gostaria de fazer durante a sua estadia?
Documentos solicitados
um currículo resumido (pdf) (máximo de 4 páginas);
uma apresentação do projeto de residência artística (pdf) (máximo de 2 páginas);
um portfólio artístico (pdf) (entre 5 e 20 páginas, no máximo);
Links de vídeo representativos do seu trabalho;
Lista de contatos já estabelecidos em Paris ou contatos que o artista deseja desenvolver durante a sua estadia em Paris.


8. Calendário


Inscrições: das 08h00 do 05 de fevereiro de 2020 até 23h59 (horário de Brasília) do dia 05 de março de 2020.
Resultado: dia 15 de março de 2020.
Datas da residência: de 04 de maio a 28 de julho de 2020.

Receba nossa novidades!

* indicates required
/ ( mm / dd )